sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

O bom samaritano

Muitas coisas interessantes acontecem em nossas vidas. Uma vez, certo amigo me relatou que estava retornando para sua casa, quando ao passar em frente a um portão, uma senhora meiga e gentil, que estava por detrás das grades, o chamou. Esse meu amigo, por ser uma pessoa sempre pronta a servir, foi ver o que ela queria. Ao conversar com aquela senhora, ela lhe disse que seu filho tinha saído para trabalhar e esqueceu-se de deixar com ela as chaves do portão. Por esse motivo, ela estava trancafiada na casa e necessitava sair para ir à padaria. Daí, ela pediu, encarecidamente, se ele não poderia a ajudar a sair da casa. Meu amigo, sempre solícito, se dirigiu até sua casa e munido de sua caixa de ferramentas retornou a casa daquela meiga senhora e retirou os parafusos do portão, a libertando de seu cárcere privado. Assim, ela saiu, abençoou meu amigo, e seguiu em rumo incerto na rua. Meu amigo ficou ali mais alguns minutos fechando o portão, pois, ele tinha retirado todos os parafusos e não poderia deixar como estava. Nesse mesmo momento, apareceu um vizinho que de longe tudo assistia, mas até aquele momento não tinha manifestado nenhuma reação. Eis que o vizinho então lhe perguntou: Rapaz o que você foi fazer com aquela senhora? Meu amigo respondeu: Ah!! O filho dela foi trabalhar e se esqueceu de lhe entregar as chaves do portão, por isso que eu a ajudei a sair!! O vizinho com cara de espanto gritou: NÃO!! Rapaz, o que você foi fazer, aquela senhora é LOUCA, por isso que o filho dela a mantém trancada aqui atrás do portão! Meu amigo com cara de desespero, recolheu suas ferramentas, e como um relâmpago, saiu daquele local sem olhar para trás. Até onde eu sei, ele nunca mais passou por aquela rua. 

4 comentários:

Luciana disse...

muito boa... Pois é, as vezes fazemos umas coisas assim...Pensando em ajudar, causamos um mal maior. Abs.

Morita disse...

É minha amiga Lú. Você viu o que dá ajudar as pessoas?? E, ainda existe relatos de amigos meus que, depois de ter ajudado, perdeu até a amizade. Por isso que, às vezes, tem que deixar o rio seguir seu curso. Não devemos querer, construir barreiras ou tapumes para conter a violência das águas. Abraços Fraternos.

marcio disse...

Olá meu amigo Morita, vim para prestigiar o seu blog, posso dar um pitaco nesta sua história. Você conhece o texto bíblico a respeito da Parábola do Bom Samaritano. É uma das mais belas passagens Bíblicas.
Nesta história o próprio Jesus é o samaritano, pois o texto Bíblico diz que quando o samaritano passava pelo local onde o homem espancado e roubado estava Ele sentiu compaixão. Jesus é esse que nos socorre em nossas tribulações. Ele vem ao encontro das nossas misérias, para nos reerguer. Ele nos coloca em seus ombros e nos leva para a hospedaria, que nesse contexto é a Sua Igreja.
Depois que formos resgatados por Jesus, devemos ir como o samaritano ao encontro de tantos que, como nós, algum dia sofreu com excessos e violências do nosso mundo. Nós devemos ser os samaritanos dos dias atuais e doar mais do nosso tempo para o resgate e salvação de muitos outros irmãos.
Morita um abraço, gosto muito de temas Bíblicos, sempre que você postar eu comentarei, ah passa lá no meu blog. Bom final de semana.

Morita disse...

Caríssimo Marcinho Costa. É um prazer ter você comentando aqui no blog. São de pessoas brilhantes assim como você que a gente aprende mais nesta vida. Quanto ao tema acima proposto, eu também já conhecia e me chama muito a atenção, pois Jesus foi sem dúvida o maior de todos homens. Abriu mão de seu bem estar sempre para ajudar o próximo, em um verdadeiro sentimento de altruísmo. Volte sempre, e sempre que puder falarei sim, de textos bíblicos, eis que sou verdadeiramente fascinado pelas histórias relatadas no livro sagrado, vividas por grandes homens que fizeram diferença no mundo. Abraços fraternos.