sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

O caçador e o agricultor


Somente agora a noite, que eu pude voltar para casa. Noite especial esta. Fiz novos amigos e a partir de hoje começará uma nova jornada na minha vida.

Nos dias em que se sucederão, irei comentar com vocês aqui as minúcias desta minha nova empreitada.

Confesso que estou meio ansioso, pois eu não sei bem o que me aguarda. Entretanto, o que seriam dos homens se ficassem sentados aguardando em seus banquinhos a vida passar.

Certa vez eu li que existem dois tipos de pessoas: O caçador e o agricultor.

Vamos explicar o que significa isso.

O agricultor todos os dias, meses, anos, cultiva a mesma terra. Do plantio, ele retira o suficiente para sobreviver. Ele e sua família não morrem de fome, não tem preocupações em sua vida, e tudo é tão corriqueiro, uma vez que sempre está no mesmo lugar.

Já o caçador!!! Este é mais corajoso. Pois, ele se embrenha na mata a procura de comida (caça). Ele não sabe o que vai encontrar. Pode voltar vivo ou morto. Entretanto, todo dia ele descobre um lugar novo. Todo dia ele sente os ventos de outras montanhas. Descobre plantas e flores diferentes. Encontra diversas raças de animais e peixes exóticos. Sem falar que em uma dessas suas andanças pode encontrar muito ouro e ficar rico.

Daí eu lhes pergunto: Onde é que vocês se encaixam? Vocês são caçadores ou agricultores?

É de se observar que as duas formas de viver são válidas. Depende de como cada um encara a vida. Bom fim de semana a todos, e não deixem de comentar.

2 comentários:

Luciana disse...

Essa fábula (?) que vc me contou vou carregar comigo para a vida inteira! Boa Sorte para nós nesta nova empreitada!!! Que tenhamos muito sucesso! Bj

Morita disse...

Amiga Luciana. Sabe que a opção é de cada um, né. Entretanto, para aqueles que escolherem os caminhos tortuosos da selva, devem saber que a mata é densa, fria e úmida. O perigo mora ali perto. Devemos lutar com animais, bichos peçonhentos e infortúnio de toda espécie. Contudo, lá no fim da vida, quando eu for um velhinho, sentado em uma roda de amigos (espero que você esteja lá também), teremos muita história legal para relembrar e rir. A vida minha cara, não será em vão, pois poderemos olhar para trás e dizer. EU LEVEI MINHA VIDA INTENSAMENTE, E FIZ ALGO DE BOM PARA ALGUÉM. Abraços.