segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Hachiko, uma história de fidelidade



Certa feita, eu estava andando pelas ruas do país do sol nascente, na verdade estava perdido, procurando alguma forma de voltar para casa – estava batendo um desespero!!! Quem conhece o Japão sabe que o óbvio nem sempre é determinante. Explico! No Brasil, quando se corta uma rua para economizar caminho, para quem tem um mínimo de senso de direção, chegará ao destino proposto. Já no Japão, a coisa é bem diferente, pois se você tentar pegar um atalho... meus amigos, certamente se perderá nos becos intermináveis existentes por lá. Bem, voltando ao assunto, quando passei em frente a uma estação de trem, me deparei com uma estátua de um cachorro, constava na parte de baixo uma placa com alguns dizeres, comecei a “tentar” ler o que estava escrito, já que havia caracteres chineses ali (os famosos KANJIS), e confesso que não estava entendendo nada. Foi quando um japonês se aproximou de mim, e percebendo a minha curiosidade, começou a explicar o que estava escrito. Aquela placa dizia que por volta do ano de 1923, nasceu naquela redondeza, um cão da raça Akita. Após algum tempo, foi batizado de Hachiko, pelo seu então dono Hidesaburo Ueno, em Shibuya, Japão. Aos poucos, a amizade e o amor entre o cão e o dono foram crescendo, a ponto de Hachiko sempre acompanhar Hidesaburo até a estação de trem quando ele ia trabalhar. Hidesaburo era professor universitário. Em maio de 1925, Hidesaburo veio a falecer enquanto lecionava na faculdade, jamais retornando para a estação de trem. Aquele cachorro Akita, durante os próximos dez anos, ficou ali sentado em frente a estação, esperando seu dono retornar. O que jamais aconteceu. E foram alguns invernos, com muita neve; e muitos verões, com muito sol, e o cachorro ali sentado esperando...sempre esperando! Fico pensando, se existe alguma pessoa no mundo que faria a mesma coisa pela gente! Por que eu estou contando esta história para vocês? É que a versão japonesa conseguiu a simpatia dos produtores norte americanos e recentemente lançaram um filme chamado “Sempre ao seu lado”, que conta com a participação do protagonista de "uma linda mulher", nada mais, nada menos que Richard Gere. Ídolo de milhares de mulheres por todo o mundo, inclusive de minha adorada esposa. Assistam ao filme, vale a pena. Depois vocês me contam como foi.

4 comentários:

Juliana Ribeiro disse...

Eu já assisti este filme, e ele é muito bom... Fiquei muito emocionada ao ver a lealdade do cão para com seu dono... Esse foi um dos filmes em que eu não pude conter as lágrimas. Sou fã desse filme ^^

Morita disse...

Minha querida Juliana. Realmente o filme é muito bom né. A lealdade e fidelidade que o cachorrinho Akita, devotou ao seu dono depois de sua viagem, é uma coisa que nos surpreende, e ainda tem pessoas que teimam em discursar que os animais não tem sentimento.

Luciana disse...

Você me convenceu, vou tentar assistir ao filme esse fim-de-semana.
Estou apreciando muito suas postagens, sua forma de escrever.
Parabéns, amigo!
Abraço fraterno.

Morita disse...

Minha dileta amiga Lu. Pode assistir o filme que eu recomendo, e se você não gostar... Bem daí, tenho outras sugestões para lhe oferecer. Mas vale a pena assistir, realmente é muito bom. Se prepare somente para soltar algumas lágrimas, porque o sentimento aflora na pele. Abraços.