quarta-feira, 20 de abril de 2011

Roubar para comer


Ontem uma pessoa me procurou, e relatou que seu amigo estava preso, sob a acusação de furtar duas barras de chocolate em um supermercado.

Indaguei acerca do motivo dele ter furtado duas barras de chocolate. Se não seria mais fácil comprá-los ou, dependendo do caso, até pedir.

Na minha modesta opinião, não tem nada demais em pedir, meus amigos. Vergonhoso mesmo é ver a criança passando fome e não fazer nada para alimentá-la.

Mas continuando, daí eu pensei, tudo bem que o indivíduo violou norma de direito penal. Pois, furto é considerado crime, pelo menos aqui no Brasil. Contudo, encarcerá-lo por conta desse motivo, me pareceu exagerado demais.

Neste caso, se eu fosse defendê-lo, poderia argüir uma centena de teses de defesa, dentre eles: furto famélico, princípio da insignificância ou da bagatela, principio da dignidade da pessoa humana etc.

E tenho quase a certeza absoluta de que o Poder Judiciário iria colocá-lo em liberdade imediatamente, tão logo eu impetrasse o competente habeas corpus.

Mas o prejuízo já foi feito. Vocês não concordam? A honra e a dignidade deste cidadão já fora maculada para sempre. Ele nunca mais vai poder erguer a cabeça e enfrentar o mundo como uma pessoa de bem. A prisão, meus amigos, estigmatiza a vida de uma pessoa. Por mais que ela queira esquecer os intermináveis dias que passou segregada, certamente não conseguirá.

Por isso, penso que as pessoas, antes de denunciar certos ilícitos penais, antes de tudo, deveriam analisar a questão e mensurar se realmente esta seria é a melhor solução.

Às vezes, uma simples dura repreensão seria o suficiente para o delinqüente nunca mais voltar a praticar qualquer outro evento criminoso. Neste caso, todo mundo sairia ganhando, inclusive a sociedade.

2 comentários:

ashley disse...

não quero justificar o ato desta pessoa nem acho que seja correto,mas 2 barras de chocolate é muito pouco para estar atras das grades.
fico imaginando estas campanhas que tanto se fazem para não darmos esmolas ,etc ,mas não seria mais facil dar uma miseria seja la pra que motivo for e pra quem quer que seja do que ver estas mesmas pessoas roubando ou matando por tão pouco?
infelizmente nem todos conseguem emprego e nem todas as crianças conseguem frequentar uma escola por varios motivos.
criança tem que estudar ,simmmm mas vai uma criança pobrezinha na escola de chinelo ou de pé no chão pra ver o que acontece com ela.
um adulto pede esmolas ,as vezes ficamos bravos e resmungamos ,mas pq não vai trabalhar????
simples ate aqueles que terminam uma faculdade passam poucas e boas imagina um zé qualquer!!!!
o nosso país ainda tem muito para crescer e melhorar...

Morita disse...

Querida Ashley. Somente para reforçar o que você já mencionou em seu comentário, temos que considerar o seguinte: muitas pessoas querem tanto trabalhar e não conseguem um emprego, por menos digno que seja, simplesmente não encontram. Esta é a situação atualmente. Para quem ainda não sabe, a pinga é moderador de apetite. Assim, muitas pessoas, para não verem seus filhos passando fome, gastam o pouco que têm, para ofertar alimentos a eles. O problema é que não sobra nada para eles, e como a fome é um sentimento ruim – que dá desespero para aquele que sente – o cidadão, às vezes, se socorre na boa e velha cachaça para não sentir fome. Daí, é quando a gente vê aquele bêbado nas ruas e logo o criticamos, sem saber a sua história de vida. Sabe quando se julga um livro pela capa? Enfim, antes de condená-los, devemos, acima de tudo, compreendê-los.