sexta-feira, 1 de abril de 2011

Dicas para se vender um carro financiado


Quem nunca entrou em uma fria quando foi vender seu carro financiado para um amigo, conhecido ou colega, em virtude de não conseguir pagar as parcelas do veículo em dia.

Pois é!!! Quando o amigo ou colega vai comprar o carro, promete que nunca vai vendê-lo a terceiros estranhos, que o carro pode ficar no nome dele mesmo (do vendedor) que não haveria problema algum.

No entanto, depois de vendido o carro, pode acontecer do comprador não pagar as parcelas, ou vender para pessoa estranha, que na maioria das vezes o proprietário não conhece.

Daí meus amigos, os problemas se afloram igual doença ruim!!

É que o novo comprador do veículo – que geralmente é um desconhecido do proprietário – não tem nenhum compromisso com ele. Com isso, se comporta de modo a causar prejuízos, pois as conseqüências de sua atitude atingirão tão somente o primeiro dono do veículo, eis que o registro do carro está em seu nome.

E, a dor de cabeça pode ser enorme. Como exemplos podemos citar: multas que geralmente acompanham o carro; pontuação negativa na habilitação, que se o proprietário do veículo não indicar quem infringiu as normas de trânsito, as penalidades recairão sobre ele, o que é ruim, pois pode resultar em suspensão do direito de dirigir.

Como se tudo isso não bastasse, o proprietário pode, ainda, responder por crime. Explico!! É que o condutor do veículo pode atropelar alguém e fugir do local do acidente. A polícia como não sabe quem foi o autor do crime, provavelmente se dirigirá até a residência do proprietário do veículo para averiguação, e este sem saber o que está acontecendo, da noite para o dia, terá que se explicar para o Delegado de Polícia sobre eventual crime de trânsito que não cometeu.

Então meus amigos, na próxima vez que forem vender seu carro financiado para alguém, amigo ou não, devem prestar atenção nestas dicas. Abraços fraternos.

Nenhum comentário: