quarta-feira, 2 de março de 2011

A vida perdeu a magia?


Quando eu era criança, não entendia o porquê que meu tio sempre me chamava de “carçudo”. Pensava eu que se todo mundo usava calça, logo, todos deveriam ser chamados de “carçudos”, não é mesmo?

Demorou para mim entender! Contudo, hoje eu sei o que levava meu tio a me chamar assim.

É costumeiro e usual nas famílias de baixa renda, os pais comprarem roupas grandes para os filhos mais velhos somente. Desta forma, o mais velho dos irmãos usa a calça até não servir mais para ele, e como estas calças ainda estão em bom estado de conservação, é comum que as mães (ahh... sempre as mães!!) peguem estas calças e repassem para os filhos menores (coitados dos pequeninos).

Ocorre porém que, nem sempre o filho menor tem o tamanho certo e adequado para usar aquela calça ou bermuda (geralmente grande). Resultado: enorme calça em um corpo franzino.

É bom que se registre também, quando as mães iam comprar roupas e sapatos para os seus filhos, na esperança de durar bastante, compravam sempre números grandes. Resultado de novo: roupas grandes e sapatos que, às vezes, tinha que colocar jornal dentro, bem no fundo, para não sair do pé.


E este era o meu caso!

Mas, afora isso, a vida era interessante, feliz, todo dia tinha um mistério. Hoje em dia, não se percebe mais tanta alegria nos rostos das crianças. Talvez pelo comodismo que a vida atual lhes oferece, faz perder um pouco da magia de se viver.

No entanto, hoje se tem mais facilidades para se divertir. Com o crescimento da tecnologia existente hoje no Brasil, os jovens ficaram mais acomodados. Arrisco-me a dizer inclusive que, se perdeu um pouco da criatividade, uma vez que se compra de tudo já pronto e terminado, não precisando de reinvenção.

Definitivamente, a vida, pouco a pouco, foi perdendo a graça de outros tempos.

Nenhum comentário: